quarta-feira, 9 de junho de 2010

Minha relação inicial com a música!

Vamos lá,
resposta a uma pergunta que já se tornou rotina!
O nipe 'vocalw' surge em um momento que eu estava completamente envolvido com música, dentro da igreja a qual frequento, onde integrava o ministério de louvor e tinha a função de vocal, junto com as outros vocais, eramos na época 2 e logo depois fora aumentando, chegando a 5 e por vezes 6, sendo eu a única voz masculina fixa do ministério, e ainda estudando teoria musical e como prática o canto lírico, assim obtemos o 'vocal', e 'w' por ser a letra inicial de William, ou seja, a letra de meu nome, portanto daí surge o 'vocalw', meio sem graça, mais... Apenas para esclarecer! No entanto a minha proposta para esse post está em mostrar um pouco a minha fase de descoberta do canto.



Segue...

Em um dado momento de minha vida, ja bem integrado em minha igreja local, como de rotina o grupo de louvor, na época ensaiavam depois da Escola Bíblica Dominical, e nesse domingo eu sei que depois da EBD eu fiquei pela igreja, enquanto isso de repente lá estava eu com um microfone nas mãos e cantando os hinos que seriam entoados no culto a noite, sem compromisso algum, aliás sem saber nada de música e muito menos de cantar, assim ao término do ensaio, falei que já ia a irmã na época lider do louvor disse que eu cantaria a noite e eu respondi que não, ainda assim nesse mesmo instante ela insistiu e eu concordei e iniciou daí esse meu vínculo com a música e onde ela e eu a partir desse momento dirigiamos o louvor nos cultos, e isso rotineiramente,nesse mesmo ano em meados de setembro, as coisas iam fluindo e o grupo caminhou para ministério de louvor e deu abertura a mais irmãos participassem e com isso segue um momento áureo dentro do ministério e o ministério de solidificando e crescendo com o compromisso de exaltar ao Senhor. Não gosto muito dessa parte, mais ressalto que cerca de 1 ano e meio depois as coisas e foram caminhando para o desentendimento de propostas seja pela liderança, seja pelos liderados e assim com uma série de momentos fatídicos em um contexto de equívocos e falta de compromisso e responsabilidade, as 'pernas' do ministério começaram a serem abaladas, ou seja, problemas (repare que não expus diretamente os problemas, nem nem citei os fatos em si e muito menos nomes, apenas contextualizei de uma maneira bem expressiva pra mim). Contudo o ministério ainda se mantinha, mais forte e unido eu não sei, mais ainda resistia bravamente, eu nos ultimos 7 meses de ministério comecei a estudar música, no Conservatório Carlos Gomes em Belém, e descobri então um mundo novo, comecei a entender a música de uma maneira diferente da qual eu entendia, ou pensava que entendia, e foi onde eu busquei referências do que é e de como se faz música e de todo um contexto, com isso a minha proposta inicial que acredito que não saiu da minha boca, que era melhorar cada dia mais o louvor feito na igreja, com um melhor entendimento de todos na música e um melhor momento de adoração ao Senhor com o aperfeiçoar dos dons e dos talentos pelos músicos adquiridos. E iria buscar na fonte pra poder compartilhar e saber o que eu estava fazendo de música, em seus aspecto e contexto. Não deu, não sei explicar ao certo o que de errado aconteceu, sei dizer que as coisas caminharam para um desgaste pessoal muito grande, onde eu estava sufocado e me sentindo algemado, tentando fazer diferente, corrigindo erros, saindo da mesmice e tentando o aprimorar dos talentos e ninguém acompanhando o meu momento e o meu estado de nostalgia em buscar o melhor. Nesse momento, junto a um problema de ralacionamento que eu estava vivendo dentro da igreja, entendi então que seria o momento certo de eu deixar o ministério de louvor, assim o fiz, justo para eu não prejudicar o andamento dos trabalhos no ministério. Só para complementar, a minha saída pareceu para muitos o abandono do ministério, pois eu fiz um último evento e lá me despedi com uma oração dedicando ao Senhor a minha vida e meu talento, e sendo grato por tudo o que Deus fez por mim junto aquele ministério,e a partir daí deixei de frequentar os ensaios e a cada ensaio que eu faltava eu ia acentuando que eu havia saído de fato do ministério, pois eu já vinha avisando que nas semanas que antecederam a minha saída que estaria deixando o ministério, pois eu precisava. E ainda hoje não me arrependi da escolha e entendo ainda que aquele foi o momento certo que eu tinha que ter me afastado do ministério. Cometi um grande erro nesse momento que reconheço, que não fiz como deveria em ter comunicado diretamente a minha saída do ministério, foi feito indiretamente por atitudes, foi feio mesmo, eu confesso! Assim quando completei exatos 2 anos e 6 meses que eu fazia parte do grupo de louvor da igreja, que havia se tornado um ministério, eu encerrei minha participação nesse ministério que tanto abençoou minha vida e me deu a oportunidade de entender o chamado que Deus tinha pra mim. Segui em participações não constantes em momentos solos, onde eu apresentava ao Senhor canções que falavam ao meu coração e que sabia que tinha buscado o meu melhor para oferecer ao Senhor aquela adoração da melhor maneira possível, seja com o acompanhamento no cd, seja com algum instrumentista, e sentia que o meu chamado estava mais forte a cada louvor. Hoje bem próximo de eu completar 2 anos de saída do ministério, continuo buscando o melhor em fazer para o Senhor através do Louvor, estudando e buscando referências, e dou parabéns aos que continuaram no ministério, pois resistem bravamente ainda, apesar dos pesares! Não tenho visitado muitas igrejas e não tenho banda base, por isso não tenho cantado nas igrejas e nem na que frequento desde mais de 1 anos, pois tive um agravante no problema e entendi que eu não deveria mais pedir oportunidade, não por enquanto, mas, nesse mês de março passado, mais especifico no dia 13, realizei um lindo culto de gratidão a Deus pela minha conclusão de curso e onde pude cantar 8 lindas canções que marcaram minha tragetória dentro desses 3 ultimos anos da minha vida, pessoal, profissional e espiritual, que me rendeu um DVD que tá demorando para sair, mais que vai sair em breve (eu creio!), e onde vou postar no youtube para que todos aqueles que tenham interesse acompanhem a ministração que o Senhor ali colocou em meu coração através de canções. Gostaria de ressaltar que o Senhor tem moldado a minha vida a cada dia, Ele tem se disposto a me esculpir da melhor maneira possivel, as vezes estou meio seco, em outras, bem mole para ser melhor moldado, mais sempre nas mãos do oleiro e sempre disposto a ser modificado! Em relação a problemas que ressalto pouco e que parece que sou só problemas, completo dizendo que não existe deserto para aqueles que não sabem que no final da caminhada a sempre um banquete preparado para aqueles que o cruzam em busca da aprendizagem e do entendimento do que Deus quer para cada um desses que passar e sofrem lá, que é a escola da vida, é a prova, é a seca, é a vontade de Deus para acabarmos com aquio que desagrada a Ele e entendermos que Santo é o Senhor! Nos moldarmos e reconhecermos a plenitude e dependencia nossa em relação ao Pai, Aleluia!

Noite de Gratidão pela Formação Acadêmica

Ainda por terminar, peço a você que se disponha a interceder por mim, pela minha vida e ministério, para Deus faça sempre a vontade dEle em minha vida e para eu não viva a soberba, a ignorância, a omissão, o pecado, e que eu diminua a cada dia para que Deus seja engrandecido sobre tudo e todos! Aleluia! Assim seja, e se você quiser conversar ou entender melhor quisquer trecho do texto exposto, é só me contactar, nas opções FALE COMIGO ou COMENTAR desse blog, que eu terei o imenso prazer em lhe responder.

Abraços, William Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário