quinta-feira, 15 de julho de 2010

A inspiração de que se preze!


Bom,
a tempos eu venho a escrever e a rotina do dia-a-dia nos afugenta de práticas que nos inspiram em ocasiões, mais estou aqui.
Queria compartilhar hoje alguns questionamentos que tenho me feito em relação a algumas atitudes que estão ao meu redor e que não consigo ver sem constrangimento algum. Paro e penso e o que será, o que está a acontecer, por que?

1_ Constatei uma vez uma oração que um preletor da Palavra de Deus fez encerrando a pregação, onde pediu que curvássemos nossas cabeças para orarmos e a bendita oração estava escrita no papel. Ali pensei, é será que não se tem nem inspiração mais para orar? Isso me comoveu e me comove bastante, onde está a inspiração desses homens ungidos profetas?

2_ Sermão on
line, site do pastor, alternativas de textos já inspirados a outros homens, prontos para serem 'vomitados' às igrejas? O tempo tem roubado a nossa intimidade inspirativa com o Pai? A preparação para trazer a Palavra do Senhor, tem se resumido a uma leitura prévia em um texto pronto, possivelmente já pregado e slides animados passando no decorrer da mensagem para se ter um norte de inicio e fim, sem onde o Espírito Santo possa atuar, onde não se pode fugir em nada o script da pregação pronta.

3_ Pegar um versículo e destrinchá-lo ao máximo aplicando excelentes referências e expondo de fato seu conteúdo e o seu contexto de inserção, será que isso é impossível? ou hoje nesse mundo pós-moderno onde se encontra tudo pronto nos discos virtuais da internet, é a melhor maneira que se tem, pois poupa-se tempo e reflexão em cima das Escrituras.

4_ O medo que causa em se interpretar a Palavra de Deus com horas de estudos e preparação para inspirar-se? Medo esse pois não se vêem em uma situação limpa e coerente com o que encontram no contexto do(s) versículo (s). Estão pregando e não vivendo. Seria melhor então
adquirir um sermão da web e para colocá-lo em voga frente a um rebanho que está sedento pela Palavra e assim não precisar se analisar por dentro nesse momento em que se estudaria e se inspiraria para preparar o sermão.

5_ É entendo a facilidade, o poupar de tempo, de compromisso e dedicação daqueles que se julgam perfeitos... Sem inspiração própria e com tudo pronto, slides, textos, sermão, apelo, oração de apelo e bênção final!


O que podemos fazer em relação a isso?
Não sei, será que você pode me esclarecer alguma coisa sobre?
Vamos ter que nos ajoelharmos e entregarmos ao Pai suas vidas,
para que não venham e destruam o que Deus tem dado de inspiração aos que se interam,
estudam e se preparam a luz da Palavra de dEle.

Sei que esse texto condiz em muito realidade e reafirmo que são situações corriqueiras em muitas igrejas.
O que se passa é isso.
Para que? É com cada um agora, que analisa e vê por onde se tomar atitudes ou ainda por onde caminhar e constatar, assim, ficarmos atentos pelo grau inspirativo de estudo na Palavra.

2 comentários:

  1. William,

    ótimo questionamento. Nos acostumamos a confiar demasiado no talento, no dom e esquecemos de nos voltarmos a Deus. Isso distancia cada vez mais nosso relacionamento com o Pai.

    A intimidade é construída quando o relacionamento se fortalece e o contato se torna constante.

    Parabéns! Ótima reflexão!

    Beijos,

    Marcela Conceição

    ResponderExcluir
  2. Já havia percebido antes, mais sempre me perguntei sobre a inspiração dos que fazem,
    é a pura realidade encontrada nos dia de hoje!

    Obrigado pelo seu comentário e continue visitando nosso Blog.
    Em Cristo,
    William.

    ResponderExcluir