terça-feira, 29 de maio de 2012

Vamos Jogar um Jogo?

Eu na minha insignificância

Quando ando pela rua, geralmente algumas coisas que se passam ao redor me causam dor, arrependimento, culpa e mesmo sem demonstrar meu coração chora copiosamente. 

Foto da Internet
Um exemplo disso são os cadeirantes, pessoas que dependem 24h das outras para lhe auxiliarem em tudo e ainda assim vivem uma vida de alegria em busca sempre do melhor fôlego de vida. E eu na minha perfeição, tenho abidicado da promessa de Deus e de viver em santidade na busca de um caráter cada vez melhor e me dispor ainda mais para ser instrumento nas mãos de Deus Pai. 

Parar para pensar em o quanto somos perfeitos, temos todas as possibilidades e todas as partes de nosso corpo interligadas e funcionando perfeitamente, e não nos dispomos em servir ao Senhor com integridade de coração. Inventamos milhões de motivos e desculpas para não estarmos na presença do Senhor Deus a todo instante. Colocamos limitações onde não temos e acabamos por nos privar em devolver ao Senhor o que é dEle por direito, a adoração. 

Fico a pensar em o quanto sou insignificante e inprestável diante de uma pessoa com limitações físicas e diante do Senhor. 

Muitos exaltam ao Senhor mesmo com suas limitações e eu com minha perfeição não tenho feito. É um momento que paro para refletir o que sou, o que tenho, o que significo e para onde vou, acabo por concluir que não sou nada, absolutamente nada, e que não vale-a-pena eu querer ser alguma coisa, pois para Deus nada sou. 

Entro em uma zona de desconforto e acabo por perceber que a minha dependência em Deus se torna ainda maior, que mesmo eu sendo nada, quero render ao Senhor o restante das minhas forças e do meu fôlego de vida para que o nome de Deus seja glorificado e anunciado a todas as nações. 

Em Cristo renovaremos nossa fé. 

att, 
William Costa. 
@WCosta2

sábado, 26 de maio de 2012

Líder Exemplo na Igreja

É isso, quando convém é uma 'santidade' e quando está por trás é uma 'perversidade'. Muitos Jovens líderes (*líderes ( deveria servir de exemplo ) ) em suas igrejas tem praticado isso. Na faculdade, no grupo de amigos, nas família, em outro lugar qualquer que não seja a igreja ou na frente de alguma pessoa da igreja.
Conduz um ministério, sobe no altar, chora, se coloca como o referencial de jovem, na frente sim, ali sim, mas por trás, só Deus.
O testemunho conta lembra disso?
Não adianta fazer escondido que no mínimo Deus está vendo, pela Sua Onipresença. 
Se precisas se 'consertar' com Deus, reavalie seus conceitos, valores e mude já.
Não seja impedimento para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível (leia-se: Salvação de Almas).
Finalizando: "Vai Te Converter!"
#indignado


Por, 
William Costa.
@WCosta2

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nosso Blog em O LIBERAL

Fomos Link de Referência do Louvor Norte no Jornal Paraense O LIBERAL.


Clique na imagem para ampliar.

Considerações Louvor Norte 2012

Queridos, quero aqui agradecer imensamente aos acessos que tivemos ao nosso blog, em função do evento Louvor Norte 2012.

Infelizmente não puder ir ao evento esse ano, por motivos de saúde, mas acompanhei pelas redes sociais, portanto, não poderei fazer nenhuma análise como já era esperada, mas abro a você esse espaço, para que você possa fazer sua análise dos 3 dias de evento e mande pra gente. Seu acervo de fotos do evento também será bem vindo. 


Mande que daremos todos os créditos para você.

vocalw@hotmail.com
(com nome, telefone, link de perfil nas redes sociais, igreja e data de nascimento.)



Ficaremos inteiramente lisonjeados em poder receber de você esse material e divulgá-lo em nosso blog.

Venha fazer conosco o VOCALW.




att,
William Costa
@WCosta2

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Louvor Norte 2012 - Programação

Segue a ordem de apresentação dos cantores no Louvor Norte 2012. Só lembrando que essa ordem foi disponibilizada pela equipe de organizadores e pode sofrer mudanças.

Sexta-feira - 20h


1- Pregador Luo
2- Megafone
3- Mariana Valadão
4- André Valadão


Sábado - 19h


1- Oficina G3
2- Palavrantiga
3- Banda Som e Louvor
4- Fernandinho


Domingo - 18h


1- Anderson Freire
2- Mattos Nascimento
3- Novo Som
4- Davi Sacer
5- Thalles Roberto com participação de Gabriela Rocha

Morro de vergonha de mim

Olá, meu nome é Mauricio Zágari e eu morro de vergonha de mim. Tenho vergonha demais de mim, pra dizer a verdade. Eu acreditava que era um bom cristão, que fazia as coisas direitinho, que cumpria a cartilha de Deus. Até que descobri que estou a anos-luz de distância de ser um cristão como Cristo quer que eu seja. E por causa disso me envergonho tanto que mal tenho coragem de sair de baixo dos cobertores pela manhã.


 Se você pudesse acompanhar minha vida cristã ao longo de uma semana por meio de uma câmera escondida até que ficaria bem satisfeito. Eu oro e leio a Biblia com regularidade. Aliás, já li a Biblia inteirinha, de Gênesis a Apocalipse. Leio bons livros cristãos. Cursei dois seminários teológicos. Todo domingo ponho meu uniforme de crente e vou ao culto. Com gravata e tudo. Chego à igreja, sorrio para as pessoas, falo jargões evangélicos, beijo as velhinhas. Quando alguém me elogia por alguma razão mostro toda a minha humildade e digo “Soli Deo Gloria”. Sim, sou o supra sumo da humildade cristã, sempre dando glória a Deus quando me destacam alguma qualidade.
Começa o culto, eu canto louvores, levanto as mãos, aperto meus olhos como forma de mostrar como a música está me tocando e como estou adentrando no Santo dos Santos graças à imensa espiritualidade que transpiro por todos meus poros. Na hora de cumprimentar os irmãos faço minha melhor cara de piedade. Entrego o dízimo ao pastor e presto muita atenção ao que ele está pregando. Ao final canto mais um pouco e termino o culto desejando uma semana abençoada aos irmãos. Volto para casa, oro antes de cada refeição, cumpro tudo o que manda o figurino. Sou um crente legal à beça. Faço minhas caridades – e não espere que vá contar aqui, afinal o que a mão direita faz a esquerda não seve saber e sou tão certinho que jamais te contaria de que modo dou dinheiro aos pobres. Aí ponho minha cabeça no travesseiro à noite, após orar impondo as mãos sobre minha filha no berço, e me deito para sonhar com os anjinhos, satisfeitíssimo com minha perfeita vida cristã.
Só que, pela manhã, desperto com alguém me cutucando. Alguém que faz questão de me acordar me convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Viro pro outro lado. “Me deixa quieto”, resmungo, “tou fazendo tudo direitinho”. Cubro a cabeça com o travesseiro… mas não adianta. Acordo morrendo de vergonha de mim. Pois esse alguém começa a lembrar-me de coisas que eu preferiria não lembrar. A primeira coisa que Ele me diz é: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10.27). Por mais sonado que eu esteja nessa hora percebo que nunca na minha vida amei Deus acima de todas as coisas, com 100% do meu coração e alma e forças. Sempre tive forças que poderia ter canalizado para minha relação com Deus… e não o fiz. Gosto muito dele, é verdade. Mas se eu o amasse tanto assim meu tempo seria menos dedicado a mim mesmo.
Falo de tempo pois ele é um bom termômetro das nossas prioridades: É naquilo que te é mais importante que você investe mais do seu tempo. E então comparo a quantidade de tempo que passo me relacionando intimamente com Deus e vejo quão pouco tempo de qualidade Ele tem recebido de mim. E ressalto “intimamente” pois não estou me referindo a aquelas orações clichês que todos fazemos, do tipo “Ó, Senhor meu Deus e meu Pai, Rei das galáxias, Senhor Deus eterno e inefável…”, mas sim a do tipo “Abba, Pai…”. Gasto tempo em comer; dormir; beber; jogar videogame; ver televisão; sair com amigos; namorar; escrever textos, livros e reportagens; trabalhar; fazer compras… E, por mais que eu ore diariamente, meu tempo de comunhão com o autor da minha vida é ridículo para quem eu deveria amar “de todo o meu coração, e de toda a minha alma, e de todas as minhas forças, e de todo o meu entendimento”. Tenho vergonha de mim por isso.
E quando eu achava que já tinha morrido suficientemente de vergonha vem aquele Alguém e sopra em meu ouvido: “E ao teu próximo como a ti mesmo”. Que piada. Chego a rir, com uma careta. Não, eu não amo meu próximo nem um centésimo do que amo a mim mesmo. Invisto em mim, busco o meu prazer, crio alternativas para meentreter, pago minha previdência, vou ao médico cuidar da minha saúde… cara, como eu me amo! Como eu cuido de mim! Não me desamparo, não me deixo ficar com fome, vou ao trabalho no ônibus mais caro porque, afinal, gosto tanto de mim que não me permitiria passar duas horas por dia num transporte que deixasse minhas costas doloridas. E então vejo as ações que faço pelo meu próximo que demonstram meu amor por ele e… morro de vergonha de mim. A verdade? Praticamente não faço nada pelo próximo. Aliás, pra não dizer que não faço, digo sempre um “tudo bem?” formal. E torço para que ele esteja bem mesmo, para que eu não tenha que ouvir suas lamúrias (afinal, ouvi-lo tomaria o tempo que EU poderia estar me lamuriando a ele).
Pensar nisso me faz morrer de vergonha. Então faço de tudo para não pensar. Pensar incomoda, afinal. Nos tira da zona de conforto. E, às vezes, até dói. E dói muito. Resolvo, então, como bom cristão, fazer meu devocional diário. Mas, miseravelmente, o trecho que leio da Palavra de Deus é “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.33). Aí eu penso o quanto me preocupo mais com a promoção no trabalho, com o dissídio, com o imposto de renda, com a troca do meu carro por um que chame mais a atenção das pessoas e outras praticidades da vida que percebo que “Reino de Deus” parece um troço tão distante e efêmero, algo como pessoas vestidas de branco andando numa nuvem ou gente desocupada caminhando por uma bela estrada de tijolos dourados, como no filme “O Mágico de Oz”.
Cometo o pecado maior para quem não quer sentir vergonha de si: leio a Bíblia. E morro de vergonha de mim. Vejo o que Deus disse ao jovem rico e percebo que eu tomaria a mesma atitude que aquele rapaz se estivesse no lugar dele. Vejo a passagem da mulher adúltera e sinto ódio daqueles judeus legalistas que queriam apedreja-lá, mas… me dou conta de que se estivesse ali eu teria uma pedra em cada mão. Medito na passagem do rico e Lázaro e percebo com um tremor no corpo que o nome daquele rico bem poderia ser o meu. Me vejo sem nenhuma fé quando a tempestade sacode o barco em que Jesus dorme e sou o primeiro a correr a Ele para acordá-lo. Critico os apóstolos que discutem para saber quem se sentará à direita de Cristo no Reino dele e percebo envergonhado que estou entre eles, querendo o tal lugar de destaque. Caio ferrado no sono no Monte das Oliveiras, sem atentar ao sofrimento do Messias, e quando o galo canta três vezes é para mim que o Mestre dirige seu olhar – mesmo sabendo que chego no culto, todo domingo, e digo do começo ao fim: “Senhor, tu sabes que te amo”.
Aflito de vergonha, corro para o Sermão do Monte que, afinal de contas, é tão bonitinho, tão poético, me faz sentir tão bem. Parece poesia de Vinícius de Morais, Fernando Pessoa ou Clarice Lispector. Frasezinhas tão gostosinhas de ouvir! Quem sabe até acho algumas para tuitar. Mas, meu Deus, começo a ler e aí então é que a vergonha come minhas entranhas. Me procuro nas bem-aventuranças e não me encontro. Ouço o Mestre falar sobre ser sal da terra e luz do mundo e diagnostico o quão insípido e escuro tenho sido. Percebo que a minha justiça é igualzinha à dos escribas e fariaeus, que nutro rancor por muitas pessoas, que meu sim muitas vezes é não e meu não muitas vezes é talvez. Amo meus amigos e odeio meus inimigos. Vergonha, vergonha, vergonha…
Chego a Mateus 6 e diagnostico o quanto ando preocupado com o que haverei de comer e beber. Os lírios do campo? Ah, fala sério! Os pássaros que Deus alimenta? Eu não tenho penas, camarada. Por isso atravesso meus dias vivendo cada dia meu mal e mais o mal do mês que vem, do ano que vem, da minha velhice. E morro de vergonha de mim.  E tem mais: eu julgo o meu próximo sim. Todos os dias.
Leio então sobre dar a outra face, andar a segunda milha e deixar a capa e tento lembrar da última vez que fiz essas coisas. Não consigo. Não me lembro. Será que é porque praticamente nunca fiz isso? Mas se for para lembrar da última vez que dei o troco a quem me ofendeu, ah, isso é fácil! Lembro mole mole da última, da penúltima, da antepenúltima e das últimas centenas de vezes que paguei olho por olho e dente por dente.
Chega a um ponto em que a vergonha que sinto de mim é tão grande que não suporto mais e ponho a Bíblia na mesinha de cabeceira. Chega de Bíblia! Chega de olhar nesse espelho tão vergonhoso! Chega de olhar para dentro de mim. Chega de perceber como sou um cristão tão distante do que Jesus quer que eu seja! Pego então um livro de História da Igreja para, sei lá, dar uma espairecida. Gosto de História. Mas o que leio ali não ajuda muito.
Leio sobre os primeiros cristãos. Leio sobre Policarpo, que ao ser ameaçado com a fogueira caso não negasse Cristo responde ao seu acusador “O senhor me ameaça com um fogo que queima durante uma hora e logo se apaga. Mas o fogo do julgamento futuro e do castigo eterno reservado para os ímpios, esse o senhor ignora. Mas por que está se delongando? Faça tudo o que lhe agradar”. E, em seguida, ergue os olhos ao Céu e ora ao Senhor: “Ó Pai, eu te bendigo por me teres considerado digno de receber o meu prêmio entre os mártires”. Comparo sua atitude com a vergonha que sinto de entregar um folheto evangelistico a alguém na rua. Minha vontade é me esconder na primeira fresta do piso que encontrar. Ou num buraco de rato – o que seria bem mais adequado.
Leio sobre as histórias de vida e morte de mártires como Maturo, Santo, Blandina, Lourenço, Albano, Átalo, Romano e outros que foram destroçados por confessar sua fé em Cristo e minhas lágrimas denunciam minha vergonha. Não suportando mais minha fé tosca e interesseira, troco o livro de História por “O Livro dos Mártires”, de John Foxxe, e abro em qualquer página, aleatoriamente, que me faça esquecer meu cristianismo raso e ridículo. E ali encontro o relato do menininho que confessa Cristo ante as autoridades pagãs e por isso tem o couro do alto da sua cabeça arrancado,
“Aguenta, filhinho! Logo tu verás Aquele que te enfeitará a cabeça nua com uma coroa de glória eterna”, diante do que o menininho sente-se animado e recebe os açoites com um sorriso no rosto. As lágrimas descem de vergonha pela minha face e mal consigo chegar ao final do relato, que chega junto com o final da vida daquela criança admirável: “Ao chegarem ao local escolhido, os carrascos arrancaram o filho da sua mãe, que o tomara nos braços. A mãe, limitando-se a beijá-lo, entregou a criancinha. ‘Adeus’, disse ela. ‘Adeus, meu doce filhinho. Quando tiveres entrado no reino de Cristo, lá no teu abençoado estado lembra-te da tua mãe’. E enquanto o carrasco aplicava a espada ao pescoço da criancinha, ela cantou assim: Todo louvor do coração e da voz nós te rendemos, Senhor. Neste dia em que a morte deste santo recebes com muito amor.“
Meu Deus…. meu Deus… meu Deus….
E morro, mas morro de vergonha ao perceber que estou lendo o livro deitado numa cama confortável, com música ambiente, edredom, refirgerante, um bom sanduíche e ar condicionado.
Leio sobre os cristãos que se venderam como escravos para poder pregar o Evangelho na Indonésia, onde, de outra forma, não conseguiriam entrar para levar a mensagem da Cruz. Entro no website do Ministério Missão Portas Abertas e descubro que milhares morrem todos os anos, nos nossos dias, em países onde há perseguição religiosa, como China, Coreia do Norte, países árabes… e não quero pensar nisso, pois me envergonha demais lembrar da minha preguiça de dirigir uma hora num carro com direção hidráulica para pregar o Evangelho em uma igreja num bairro um pouco mais afastado (e olha que provavelmente vão me dar uma gorda oferta para “me abençoar”). Que vergonha…
Então, como toda boa pessoa que quer esquecer das realidades da vida, me entrego às drogas. Nãos aquelas drogas proibidas e químicas, mas aquela droga viciante, burrificante e escapista chamada televisão. Quero ver qualquer besteira que me faça esquecer do meu cristianismo patético. Ligo a TV e está passando o programa de um pastor que grita, ofende e em vez de pregar o Evangelho dos mártires fala de prosperidade, dinheiro e produtos que você pode comprar no cartão ou no cheque pré. Mudo de canal e vejo um outro pastor batendo altos papos com um demônio em rede nacional. Com as mãos trêmulas, mudo novamente de canal, apressado, e assisto a uma sacerdotisa vestida como uma perua de Beverly Hills falando sobre como colher vitórias pra sua vida. Já com falta de ar, faço minha última tentativa e mudo, suando, para outro canal. O que vejo ali é o pior de todos os programas: é que, sem querer, em vez de mudar de canal apertei o botão “off” da TV, que desligou. É então que, diante da tela preta, o que vejo é minha própria imagem refletida nela. E morro de vergonha daquele que é o mais vergonhoso de tudo o que vira naquela televisão até então.
Então paro. Silencio. Fecho a porta do quarto. Me ponho de joelhos. A vergonha é tanta que minha oração não tem palavras, apenas choro. Sem coragem de abrir a boca, me contento em roubar palavras de um homem que três mil anos atrás morreu de vergonha de si mesmo ante Deus. E faço minhas as palavras dele, registradas no Salmo 51: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer”.
Olá, meu nome é Mauricio Zágari e eu morro de vergonha de mim. Tenho vergonha demais de mim, pra dizer a verdade. Eu acreditava que era um bom cristão, que fazia as coisas direitinho, que cumpria a cartilha de Deus. Até que descobri que estou a anos-luz de distância de ser um cristão como Cristo quer que eu seja. E por causa disso me envergonho tanto que mal tenho coragem de sair de baixo dos cobertores pela manhã.
Mas tenho esperança de que consiga me converter sempre, dia após dia.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Mauricio Zágari

Fonte: APENAS

sábado, 5 de maio de 2012

Meu líder


Aceitei Jesus, depois de um tempo fingindo que não ouvira o Espírito Santo de Deus falando comigo.

Entrei na igreja, em alguns dias já estava envolvido nas atividades e programações que ali eram realizadas, pouco mais de um mês depois entrei em um ministério e o primeiro amor era cada vez mais ardente dentro de mim.

Sempre fui muito hiperativo e levei isso comigo para a obra de Deus. Trabalhei junto meu líder, que no início me deu espaço para desenvolver o trabalho, assim o fiz.

Comecei a ‘crescer’ e as pessoas já me reconheciam como um líder em potencial, uma pessoa sempre disposta, referencial de trabalho na obra, não medindo esforços para o engrandecimento do Reino de Deus.

De repente ‘meu líder’ começou a ver em mim uma ameaça ao seu ministério e começou literalmente a puxar meu tapete, assim, passei a ser impedimento, ovelha rebelde e assim fora travada uma briga incessante e amargurante, entre ‘meu líder’ e eu, líder esse que me fez crescer e me derrubou com a mesma velocidade.
Fonte

“ Eu poderia até continuar, contando o desenrolar dessa história, mas percebi que muitos, principalmente jovens, já se encontraram ou se encontram ainda hoje nessa mesma situação e circunstância.

 Sendo assim gostaria que você se dispusesse a escrever a sua história e compartilhar conosco o desenrolar da mesma, comentando o nosso post, mas se não tiver essa disponibilidade, apenas reflita o que tem sido cada vez mais comum, atitudes como essa de ‘líderes’ vestidos de pastores com coração de lobo. 

O que isso tem prejudicado a propagação do evangelho e alcance de mais pessoas para o Reino?

As pessoas que se envolvem em situações como essa, como estão se sentindo, o que estão pensando, o que estão passando e o que estão vivendo?

Por William Costa.
@WCosta2

Eu vejo: Jotta A, Essência.



FOTO: FONTE
Promessa do Show de Calouros mais famoso em atividade na TV brasileira. O programa Raul Gil, tem sido canal de divulgação de talentos da música, entre eles o que está em alta no mercado comercial, a música gospel.

Pequeno e grande, até então pequeno na estatura, mas grande na voz. Jotta A, encantou e venceu a edição de 2011 do Talentos Kids realizado pelo programa do SBT. 

Rapidamente aproveitado pela Gravadora Central Gospel Music, o pequeno Jotta A grava seu primeiro CD e é lançado no mercado comercial da música gospel.

Essência é o nome do título do CD de Jotta A, são 15 canções que trazem a identidade do cantor. Um CD que traz algumas regravações com arranjos bem trabalhados e novidades.

Particularmente, eu esperava mais do primeiro CD, pelas canções que o artista levara aos palcos do programa de TV. Algumas canções mais arrojadas e que trabalhasse mais a tessitura vocal do cantor, canções com levadas mais POP, e no mínimo um CD ao vivo, com direito a DVD logo de estréia. Pois dentro de um contexto de gravadora era imprescindível que tivesse um apelo mercadológico.

Considerando o crescimento e amadurecimento de voz do cantor, o CD é tido como light, bem produzido, com ordens das faixas que deixam a desejar, muita canção lenta, algumas que não refletem tanto uma experiência de uma criança entrando na adolescência. 

Agora consideremos, é excelente cantor, tem por trás uma gravadora que desponta atualmente no cenário gospel, e que tem investido nele. Aguardemos a mudança de voz de Jotta A, que deve acontecer em alguns anos, portanto, ainda há tempo para se aproveitar o que o artista oferece hoje, o que só tende a melhorar com o passar dos anos.